Pioí no 9º Salão do Livro do Piauí (SALIPI 2011)

Soube que em Teresina estava acontecendo uma Feira do Livro que começou no domingo e se chama SALIPI (Salão do Livro do Piauí) que esse ano homenageia um senhor chamado Raimundo Santana, do qual nunca ouvi falar antes e aposto que mais de 99,9999% de piauienses tambem nem sabem quem é. Já que é bem comum do piauiense não saber nada sobre a sua terra, não é de se admirar que não soubesse sobre Raimundo Santana.  Mas como Pioí tambem é cultura, agora vocês saberão:

  • RAIMUNDO SANTANA – Raimundo Santana é Professor, bacharel em Direito e escritor. Diplomado também pelo Instituto Superior de Estudos Brasileiros, em Economia Política e Sociologia. Nasceu em Campo Maior, em 27 de fevereiro de 1926. Professor catedrático da Universidade Federal do Piauí, lecionou também na Universidade de Brasília, na Escola Superior de Guerra e no Colégio Interamericano de Defesa, em Washington (EUA). Foi prefeito de Campo Maior, entre 1951 e 1955. Fundou o Centro de Estudos Piauienses (1957), Movimento de Renovação Cultural do Piauí (1960), o Fórum Cultural do Piauí e a Fundapi – Fundação de Apoio Cultural do Piauí. Presidiu a Academia Piauiense de Letras (2000-2001), onde ocupa a cadeira número 32. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí, do Conselho Estadual de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura de Teresina. Bibliografia: O Desenvolvimento Econômico Nacional na Teoria Econômica Geral (1959); Aspectos de uma Ideologia para o Desenvolvimento; Perspectiva Histórica do Piauí; A Evolução Histórica da Economia do Piauí, 1965, Piauí: Formação – Desenvolvimento – Perspectivas, 1995, e Apontamentos para a História Cultural do Piauí, 2003; Evolução Histórica da Economia Piauiense e Outros Assuntos, 2008.

Pronto! Agora que já sabem, espero que isso faça alguma diferença na vida de vocês.O que importa é que o senhor Santana fez muito pela cultura do estado do Piauí.

Fui na abertura do evento visitar, pois como sou culta e de hábitos e costumes pessoais, amo literatura e livros. Sei que é raro ter gente assim no Piauí, mas considerando os que tem, é bem legal ter um evento bem organizado como o SALIPI e ainda mais na Praça Pedro II que é o coração da cidade de Teresina. Onde me virava, em cada stand tinha um livro “1808” e “1822” do escritor e historiador paranaense Laurentino Gomes.

Muito interessante seus livros que relatam a história do brasil de uma forma bem humorada. Comprei os dois e estou gostando da leitura. Laurentino Gomes estava em Teresina para dar uma palestra e falar do seu livro “1822” no SALIPI e depois ia ter uma palestra da jornalista local Maia veloso. Como maior parte dos piauienses não valorizam a sua cultura local, comigo não poderia ser diferente. Claro que fui assistir a palestra do Laurentino Gomes, pois ele é paranaense e a Maia Veloso não, é piauiense. Então, deixei ela de escanteio.

Bom, gostei muito do evento. O SALIPI 2011 está de parabéns!!! Muito bem organizado e muitos livros bons para se ver e comprar (mesmo sendo a maioria com preços exorbitantes).

 

Leave a comment

Filed under cultura, literatura piauiense, livros, patrimônio histórico teresinense, piauí, piauienses, salão do livro do piauí, salipi

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s