Oui! O Piauí tambem faz cinema!

Sim! Existem pessoas que aos troncos e barrancos dão tudo de si para fazer cinema no Piauí, mesmo com todas dificuldades. Já é difícil fazer qualquer coisa no Piauí ligado a arte e a cultura, mas existem piauienses que procuram driblar o impossível e dão tudo de si para fazerem bons filmes. Bom, aqui vou mostrar alguns filmes 100% piauienses que assisti:

Cipriano dirigido por Douglas Machado, trata-se do primeiro longa-metragem da história do cinema do estado do Piauí. Conta a história de um homem velho, de nome Cipriano, está prestes a morrer. Ele passou a vida inteira atormentado por sonhos e agora vaga solitário em um deles. Seus filhos Bigail e Vicente buscam um cemitério de frente ao mar, onde ele deve ser enterrado. O filme Cipriano compreende essencialmente, uma abordagem de dois temas universais: a morte e os sonhos -, tendo como eixo a cultura nordestina.

Em seguida, vem o filme “Corpos humanos” do diretor Dalson Carvalho.

Surge então um jovem chamado Alan Sampaio, falecido em 2007 que produziu filmes como o “Cine Rex e Nós” e “O Homem sem uma câmera”

Quem quiser ver a segunda parte de “Cine Rex e Nós” é só clicar aqui. O Homem sem uma Câmera é um curta  que conta a história de um jovem apaixonado por cinema que tenta fazer seu primeiro filme, mas não consegue arranjar uma câmera emprestada. O filme trata sobre as dificuldades para se produzir cinema no Piauí e discute também o processo de criação cinematográfica de um diretor de cinema.
Agora chegou onde eu queria, os filmes de Cícero Filho, começando com esse trailer muito emocionante de “Entre o Amor e a razão”

Mais o melhor filme de todos os tempos que marcou a história do cinema piauiense, mundialmente visto em platéias do mundo inteiro e só perde para os norte-americano  American Pie e Todo Mundo em Pânico que é o filme “Ai que vida!” e clicando aqui você confere o trailer dessa maravilhosa trama.

Ahhh! Tenho que mencionar que tambem sairá em breve nos cinemas o filme “Os Sonhos de um Sonhador – A História de Frank Aguiar” que foi gravado nas cidades de Parnaíba, Itainópolis, Picos e São Raimundo e Teresina, todas no estado do Piauí. O elenco do filme será com atores globais como Gustavo Leão que interpretará Frank Aguiar, Daniel Zettel, Milton Gueses, Leandro Lehart Nelson Xavier, Gyselle Soares (ex-BBB), Rosi Campos e Cláudia Carla.

Depois de “Cipriano” e “Ai que vida!”, vários piauienses começaram a entrar na onda de filmarem qualquer coisa e saírem por aí dizendo que são filmes e cineastas. Como o exemplo abaixo:

Até Thanis Killian tem um filme (veja aqui). Mais o filme mais esperado será uma produção praticamente Hollywoodiana do diretor Franklin Pires sobre o bairro da zona norte de Teresina Mocambinho, “Mocambinho – O filme” (leia mais aqui) ainda está sendo rodado nos arredores da Praça da Telemar e do bar do Messias e promete ser sucesso nas bilheterias.

Os piauienses sonham algum dia ganhar o Oscar seja do que for, de qualquer coisa. Só em ser indicado, já seria um motivo pro Piauí parar por 4 dias e festejar.

Leave a comment

Filed under cinema piauiense, cultura, filmes piauienses, franklin pires

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s